BlogFranquias

Como ter uma franquia: 5 dicas para se tornar um franqueado!

Abrir a própria empresa é um grande sonho para muitos profissionais. Ter mais autonomia sobre o seu horário, conseguir uma renda acima da média e a possibilidade de crescer na própria carreira são fatores bem fortes. Porém, há muitos elementos envolvidos, como o investimento inicial, os custos de manutenção, captação de público, entre outras coisas. Mas tudo isso pode mudar se você souber como ter uma franquia.

De forma bem simples, uma franquia é formada quando uma grande empresa “aluga” sua propriedade intelectual, incluindo processos, produtos e identidade visual, para diversos investidores. Em troca, o investidor paga uma porcentagem de seus lucros à empresa. Dessa forma, a companhia como um todo se expande, enquanto você pode contar com uma marca já consolidada na abertura do seu negócio.

Acha que essa seria uma boa opção para você? Então veja aqui 5 dicas para você que quer sabe como ter uma franquia de sucesso:

1. Escolha um setor com o qual tenha afinidade

woman-speaking-on-phone-and-correcting-charts_23-2147669773

Se um franqueado não é nem de longe a mesma coisa que ser um funcionário em outro negócio. Para todos os efeitos, você será equivalente ao gerente daquela unidade, tomando todas as decisões mais importantes para manter o seu estabelecimento ativo e rentável. Além disso, trata-se de um investimento sério, tanto de recursos quanto do seu tempo. Sendo assim, é melhor escolher trabalhar com algo em que você tenha interesse.

Escolher uma área apenas por escolher não é uma boa opção. Se o seu perfil não for adequado para o trabalho, há boas chances de que você fique bem frustrado e desgastado. Isso se refletirá diretamente no desempenho da sua filial. Lembre-se, este pode ser um compromisso de uma vida, então escolha bem!

2. Converse com outros franqueados

female-group-human-happy-laptop_1301-1888

Para saber como ter uma franquia, quem melhor para te ajudar do que os próprios franqueados da empresa? Afinal, eles já sabem como tudo funciona, quais são as principais exigências e o que é melhor fazer para obter sucesso com sua filial. E quanto mais conselhos úteis você tiver, maiores serão suas chances!

Em geral, tente conversar com, pelo menos, mais dois franqueados antes de tomar uma decisão. Especialmente se for um investimento um pouco maior. Verifique também se a franqueadora possui uma boa quantidade de filiais próprias. Afinal, se ela mesma não consegue administrar várias unidades, dificilmente serve para vários franqueados.

3. Verifique o potencial da franquia no seu local

corporate-business-planning-with-business-chart-teamwork-concept_1150-845

Não adianta de nada fazer parte de uma franquia de sucesso se ela não possui potencial onde você pretende abri-la. No fim das contas, mesmo com um investimento pequeno em comparação a abrir uma empresa própria, você ainda sairá com prejuízo total se não obtiver o resultado esperado.

Antes de tomar sua decisão, faça um estudo de mercado e garanta que há potenciais clientes dentro do seu alcance. Se a franqueadora em questão for mesmo boa, ela poderá te ajudar nesse processo. Afinal, o sucesso do franqueado também é sucesso para ela.

4. Junte o capital necessário

hand-putting-mix-coins-and-seed-in-clear-bottle-and-copyspace-business-investment-growth-concept_1423-104

Você escolheu o setor e sabe onde deve abrir sua nova empresa. Ótimo! Agora o que você deve fazer é reunir os recursos necessários para investir. Se você já tinha planos de abrir uma empresa, é bem provável que já tenha algum capital acumulado, o que pode facilitar bastante todo o processo.

A quantia em questão pode variar bastante. Algumas franquias podem custar bem pouco, especialmente aquelas envolvendo Home Office. Além disso, você deve considerar o custo prolongado que um novo negócio pode ter, até que a roda comesse a girar de verdade. Mas, se você se preparar, isso não será um problema.

5. Estude e se prepare para administrar seu negócio

business-partnership-meeting-concept_1421-834

Você será, praticamente, dono de uma empresa enquanto franqueado. Sendo assim, é melhor saber como gerenciar uma! Sem esse conhecimento, é bem provável que você caia em várias armadilhas, especialmente nos primeiros meses. Algumas podem gerar pequenos atrasos no seu progresso, mas outras podem levar seu novo negócio à falência rapidamente. Quanto antes você puder se preparar, melhor.

Agora que você sabe como ter uma franquia, que tal conhecer uma opção agora mesmo? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e descubra como se tornar um de nossos franqueados em marketing digital.

Faça um comentário
Tags

Postagens relacionadas